Demonstrações técnicas

As demonstrações técnicas são sessões abertas ao público para a demonstração ao vivo de fabricação de peças ou apresentações específicas de etapas produtivas. Foi a oportunidade ideal para solucionar dúvidas de processo como correto funcionamento de equipamentos, problemas de vedação, tempo de preparação de matérias-primas, entre vários outros assuntos. Houve diferentes demonstrações técnicas durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, entre 12h às 19h30.
 
06 de novembro
Amino - Aplicação de poliuretano para isolamento térmico

Resumo: A Amino apresentou uma solução técnica de produto e processo para isolamento térmico através de equipamento portátil de fácil manuseio e transporte, utilizado para aplicação de PU para serviços de pequeno porte, nas quais se requer isolação térmica, preenchimento de espaço e fixação de peças ou substratos.
Reichhold - Etapas de montagem de uma peça pelo processo de infusão

Resumo: A Reichhold demonstrou todos os detalhes para a fabricação de peças por infusão. A moldagem de peças por infusão é geralmente direcionada à fabricação de peças de grande porte, tais como embarcações, pás eólicas, ônibus, dentre outras. Na demonstração prática da Reichhold foram apresentadas todas as etapas de montagem de uma peça, desde a colocação das mantas de fibras de vidro e preparação da resina para infusão até o fechamento final da bolsa de vácuo. Foram abordados as vantagens do processo de infusão e os produtos adequados para aplicação.
Transtécnica - Injeção de para choque de caminhão pelo processo de RTM-light

Resumo: Foi apresentado o equipamento modelo RTM-100R e sistema de vácuo, um equipamento montado em carro, com mastro e braços e bomba de resina com contador de batidas para determinar a quantidade de material injetado.
 
07 de novembro
Reichhold - Aplicação  prática do processo Filament Winding

Resumo: A Reichhold abordou o processo filament winding, também conhecido como enrolamento filamentar. Filament Winding é um processo de moldagem aberta que utiliza um mandril rotativo como molde, onde o roving impregnado com resina catalisada é enrolado. Antes do enrolamento, os fios de roving passam pelas barras de tensão e pelo banho de resina. Manualmente os fios impregnados são posicionados no mandril e o equipamento, devidamente programado, é acionado.
Amino - Aplicação de poliuretano para isolamento térmico
 
08 de novembro
Reichhold - RTM Light – processo econômico e versátil p/ peças em fibras de vidro

Resumo: A Reichhold mostrou todos os detalhes de se fabricar uma peça através deste processo. Nesta demonstração prática, foram abordadas as técnicas de preparação de moldes, como proceder com a aplicação de vácuo da resina através da máquina de injeção e como escolher o tipo de gelcoat mais adequado para cada tipo de peça. Também serão demonstrados os reforços de fibras de vidro, resinas e sistemas de catálises mais apropriados para se obter maior produtividade.

M. Cassab - Fabricação de travesseiros visco-elásticos moldados

Resumo: Aplicação do sistema de espumas visco-elástica moldada com Inject Visco (Linha M.CASSAB), especialmente desenvolvido para a fabricação de travesseiros visco-elástico moldado. Seguem informações sobre a performance do produto (propriedades físicas): densidade  (kg/m³) de 30 a 35, passagem de ar (dfm) de 0,1 a 0,5, alongamento (%) de 180 a 220, IFD 25% (N) de 30 a 40, IFD 65% (N) de 55 a 75, CLD 50% (Pa) de 650 a 800, resiliência (%) de  2 a 7, e deformação permanente 50% (%) de 6 a 12.

 
Tel.: (55 11) 2899-6381 / 2899-6395 - consultoria@artsim.com.br