Painel Aeroespacial 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Tecnologias para o setor aeroespacial

Embraer, Toray, Huntsman e Teijin apresentarão suas tecnologias para o Painel Aeroespacial 2018

No dia 8 de novembro, simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, será realizada mais uma edição do Painel Aeroespacial, um seminário técnico que tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias disponíveis para a fabricação de aeronaves.

Empresas nacionais e internacionais estarão no evento, a fim de detalhar os avanços oferecidos para a manufatura de peças em composites e plásticos de engenharia para o setor aeroespacial. Cerca de 7 palestras mostrarão importantes desenvolvimentos.

O Painel Aeroespacial, em sua décima primeira edição, é um evento direcionado a engenheiros, projetistas, profissionais de manutenção e fabricantes de peças para o setor aeroespacial. Representantes de instituições governamentais, pesquisa e universidades são convidados para o evento

(Esse painel contará com tradução simultânea para o inglês)

A Embraer será uma das empresas palestrantes do Painel Aeroespacial 2018

Tanila Faria, da Embraer, fará uma apresentação na décima primeira edição da Painel Aeroespacial. Nesta apresentação, Visão Geral de Colagem Estrutural ( Structural bonding overview), Tanila mostrará uma visão geral para iniciantes sobre a tecnologia de colagem. Esta técnica consiste na união de dois ou mais componentes, com utilização de uma variedade de processos inter-relacionados, que envolvem desde as propriedades do adesivo, dos materiais de substrato, das tensões e cargas na junta, até os cuidados com a limpeza dos substratos a serem colados.

Tanila Faria é Engenheira de pesquisa e desenvolvimento de Materiais Compósitos da Embraer, graduada em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais Cerâmicos, pela UnB. Tem MBA na Fundação Getúlio Vargas e doutorado em andamento em Engenharia Mecânica com ênfase em materiais compósitos na UNESP de Guaratinguetá. É membro do Grupo de Colagem estrutural do CMH17.

Como a colaboração na cadeia de suprimento pode acelerar a adoção das aplicações de composites termoplásticos no setor aeroespacial

Winand Kok, director de serviços especiais da TenCate Advanced Composites - uma empresa Toray, fará a apresentação “Como a colaboração na cadeia de suprimento pode acelerar a adoção das aplicações de composites termoplásticos no setor aeroespacial”, durante a décima primeira edição do Painel Aeroespacial, no dia 8 de novembro.

Aplicações de composites termoplásticos OEMs proporcionam redução de custos de cerca de 30% e assegura alta build-rate upkeep. Como estas novas oportunidades vêm com novos desafios, é muito importante se atentar ao desenvolvimento da especialidade do material, ferramentas e capabilidades da produção. Aqui a colaboração da cadeia de suprimento é pré-requisito chave para a implementação, com sucesso, de aplicações de composites termoplásticos no setor aeroespacial.

A recém-lançada Iniciativa São Paulo em Pesquisas de Composites Termoplásticos (SPIRIT - São Paulo Initiative on Research into Thermoplastic Composites), uma cooperação entre a Embraer, Alltec, ITA, IAE, UNESP, LEL IPT e TenCate Advanced Composites, é o principal exemplo para a indústria aeroespacial brasileira poder acelerar a adoção de composites termoplásticos em aeronaves através de inteligentes colaborações locais e globais.

Winand Kok tem mais de 20 anos de atuação em composites termoplásticos para aplicações aeroespaciais. Em sua função como diretor de serviços especiais da TenCate Advanced Composites – uma empresa Toray, Winand foca na implementação de sucesso de aplicações de composites termoplásticos com clientes do setor aeroespacial em todo o mundo.

10h20 - Coffee-break

Joe Spangler, gerente de serviços técnicos

Produtos termoplásticos a jusante para aplicações aeroespaciais apresentam diversas vantagens para processos de baixo custo e manufatura de peças. O processo de moldagem rápida pode alcançar peças com o acabamento final esperado, utilizando-se produtos intermediários de valor agregado. Este processo é fundamental em aplicações de moldagem por compressão continua ou estampagem para a manufatura rápida de peças, proporcionando custos menores na produção. Aplicações automatizadas e de alta velociade requerem “materiais inteligentes” que podem alcançar exigências estruturais com uma quantidade de trabalho minima ou simplificada

Varun Kumar, gerente aeroespacial e compostos & grânulos E&E

O setor aeroespacial está crescendo muito rapidamente e tem um grande potencial. Nos próximos 20 anos, o crescimento global do tráfego de passageiros é estimado em torno de 4,9%, e um adicional de 38 mil novas aeronaves pode ser necessário (fonte: Airbus). Com este crescimento no número de aeronaves existe também uma grande pressão nas OEM’s e Tier1/Tier 2 para reduzir as emissões de dióxido de carbono e aprimorar a eficiência de custos. Para alcançar esta meta, as OEM’s e Tier1/Tier 2 têm que buscar design inovador e eficientes métodos de fabricação para a redução de peso. Os termoplásticos de alta performance estão se tornando mais e mais relevantes para as aplicações aeroespaciais uma vez que oferecem alta flexibilidade de design e métodos de manufatura eficientes. Com polímeros de alto desempenho algumas das aplicações desafiadoras na indústria aeroespacial podem ser alcançadas. Muitas peças metálicas podem ser eliminadas com o uso de termoplástico mais leve. As soluções termofixas representam desafios em termos de manufatura eficiente e reciclagem. Os materiais termoplásticos podem ajudar a alcançar estes desafios já que proporcionam um tempo muito menor de produção e opções de reciclagem. Uma grande gama de termoplásticos como poliamidas (PA) e poliéter-éter-cetona (PEEK), quando transformados em compostos com fibra de vidro ou fibra de carbono, aumenta a dureza do material e pode ser usado para substituir peças de metal/termofixo. Com diversas possibilidades de compostos (retardante à chama, grades ESD, grades tribológicas, grades dúcteis, etc.), uma solução customizada pode ser desenvolvida com base na especificação da peça. O PEEK pode ser empregado em aplicações interiores ou exteriores de aeronaves. A princiapl vantagem são as altas propriedades mecânicas e resistência à óleos hidráulicos das aeronaves, agentes de limpeza e Jet A1. O PEEK também mostra alta resistência à temperatura e pode ser usado em exigências de até 260 °C.

12h00 - Encerramento