Painel Construção Civil 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Inovações em tecnologias e aplicações, ensaios técnicos e legislação

Empresas e instituições de desenvolvimento técnico participarão do evento com o propósito de atualizar os participantes com as novidades técnicas e mercadológicas do setor em relação aos plásticos de alta performance

Novas aplicações, os mais recentes lançamentos de matérias-primas e resultados de ensaios, além de implicações da legislação, serão alguns dos temas abordados, no dia 7 de novembro, na décima quarta edição do Painel Construção Civil

O Painel Construção Civil é um seminário técnico que apresenta inovações em materiais composites, poliuretano e plásticos de engenharia para o setor da construção civil. É voltado exclusivamente para profissionais que especificam, projetam e desenvolvem soluções para o mercado de construção. A décima quarta edição do Painel Construção Civil acontecerá durante a FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte (Green Hall), em São Paulo, SP, Brasil.

(Esse painel contará com tradução simultânea para o inglês)

Owens Corning apresenta visão geral do uso da fibra de vidro na construção civil

“Saiba mais sobre a aplicação da fibra de vidro e seus subprodutos no Brasil e no mundo”. Este é o convite de Fábio Saráo, da Owens Corning, para a sua apresentação no Painel Construção Civil, no dia 7 de novembro. Saráo mostrará aplicações na construção civil como: pisos e pavimentos de concreto, fachadas, elementos pré-fabricados, estruturas em geral, isolamentos térmicos e acústicos, etc. O objetivo é disseminar novas tecnologias e aplicações através de exemplos, bem como características e benefícios na adoção e utilização das mesmas.

Fábio Saráo é graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2004 e pós-graduado em Gerência de Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 2007. Possui mais de quinze anos de experiência profissional, com atuação nos segmentos de construção civil, cimento / concreto / argamassa, e há sete anos atua como Gerente de Vendas da América Latina pela Owens Corning Fiberglass, no segmento de fibras de vidro álcali-resistentes e reforços não-convencionais para estruturas de concreto, e isolamentos térmicos e acústicos

Grant Ostvig fala das inovações Huntsman no Painel Construção Civil 2018

Palestrante da Huntsman, Grant Ostvig, Gerente Regional da Demilec EUA, uma empresa Huntsman, mostrará que o Spray de poliuretano é uma espuma rígida altamente resistente, utilizada para o isolamento térmico em construções de diversos segmentos como industrial, comercial, residencial, edificações agrícolas, e também em oleodutos e embarcações. A Huntsman apresentará a tecnologia baseada no HFO em aplicações de Spray, desenvolvida e testada pela Demilec, líder do segmento na América do Norte. A Demilec desenvolveu e testou sua linha de produtos HFO durante um período de dois anos, e está entrando em seu terceiro ano completo de comercialização (vencedor do prêmio SPFA 2017). A tecnologia Demilec HFO é considerada Best-In-Class por diversos aplicadores.

Jonas Botta, Responsável técnico para o segmento Construção e Industrial.

Detalhar as contribuições tecnológicas para o mercado de painéis em tecnologias PUR e PIR,

10h00 - Coffee-break

Salvador Mejia - Gerente de Desenvolvimento Técnico LATAM

A Industria de Poliuretanos tem oferecido soluções eficientes na industria de construção civil. As mudanças nas regulamentações tem ajudado o desenvolvimento de materiais mais nobres com melhores propriedades de isolamento e processabilidade com menor impacto ambiental. Hoje, em todo o mundo existem aplicações com o agente expansor de 4° Geração. A Honeywell oferece suporte técnico aos clientes, fazendo com que a transição dos produtos seja efetiva. Esta apresentação consisitirá em comparar os diferentes agentes expansores, assim como uma pequena sinopse das formulações de PU com os agentes expansores Solstice HFO, fornecido pela Honeywell em aplicações como Paineis e Spray foam.

Apresentar os novos desenvolvimentos do poliisocianurato (PIR) nos processos produtivos contínuos e descontínuos, demonstrando as vantagens, eficiência e atendimento às normas pelo produto para o segmento da Construção Civil é o objetivo de Giuseppe Santanchè, Diretor Comercial.

Também serão apresentados cases de empresas que ampliaram a participação de mercado utilizando esta tecnologia.

UBE será uma das palestrantes do Painel Construção Civil 2018, com apresentação de novas tecnologias

No dia 7 de novembro, a UBE discorrerá sobre o tema “Selantes de poliuretano base policarbonato diol com melhoras resistência a intempéries e química, destinados ao setor da construção”. O palestrante, Manuel Colera, mostrará que os materiais poliuretânicos precisam, na indústria da construção, oferecer boas propriedades de amortecimento, adequadas flexibilidade e tenacidade, boa adesão a diferentes substrados e excelente resistência a intempéries. Entretanto, a maioria dos poliuretanos disponibilizados atualmente têm, como base, os polióis poliéster/poliéter, e apresentam resistência limitada contra o envelhecimento. O objetivo desta palestra é introduzir os policarbonatos dióis para a preparação de poliuretanos que alcancem as propriedades solicitadas nas aplicações da indústria da construção, e melhorem a resistência contra a degradação química e hidrolítica. Manuel Colera, Ph. D, é gerente de marketing e desenvolvimento de negócios do Atlântico.

Viviane Domingues

A palestra mostrará soluções tecnológicas de poliuretano para a aplicação no mercado de construção civil e os benefícios que estes produtos apresentam. Será ministrada por Viviane Domingues, responsável técnico por pesquisa e desenvolvimento de produtos de poliuretanos

13h00 - Encerramento