Painel Automotivo 2018
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Painel Automotivo 2018 mostra novos projetos e tendências do setor

Empresas focam novos materiais para a fabricação de autopeças, visando leveza e resistência

O Painel Automotivo é um seminário técnico, que tem o objetivo de apresentar novas soluções técnicas para a fabricação de peças para automóveis, caminhões, ônibus, tratores, entre outros equipamentos de locomoção.

Agrale, Alan Harper, Evonik, Texiglass, Huntsman, BASF, Owens Corning, Dow e Jushi apresentarão suas novas soluções, no dia 7 de novembro, durante a décima terceira edição do Painel Automotivo, que acontece simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP.

O Painel Automotivo é um seminário técnico, que tem o objetivo de apresentar as novas alternativas tecnológicas em plásticos de performance diferenciada (composites, poliuretano e plásticos de engenharia) para esta indústria. Serão apresentadas matérias-primas e processos que conferem excelente desempenho às peças.

O Painel Automotivo é gratuito, entretanto dirigido e exclusivo para profissionais de projeto, engenharia, produção e análise de materiais de montadoras, encarroçadoras e fabricantes de autopeças.

(Esse painel contará com tradução simultânea para o inglês)

Leandro Fin da Silva e Rafael Gelain (Agrale), e André Antunes (AH Brasil)

A palestra terá foco exclusivo nos resultados obtidos na aplicação prática das membranas de silicone na confecção dos capôs de trator Agrale com geometria complexa, ou seja, com negativos, fabricados através do processo de RTM Light. Serão apresentados cases de sucesso a fim de comparar o processo anterior (spray-up/hand lay-up/ RTM Light com contra molde fixo) com o processo proposto e atual, que usa membranas de silicone como contra molde. Prosseguindo, a apresentação vai descrever o processo e os cuidados necessários na fabricação da membrana, sua estimativa de vida útil, quais são as vantagens do seu uso quanto à economia de matéria-prima e espaço no layout, além de comentar sobre as propriedades mecânicas do compósito fabricado na processo anterior e com uso de membrana.

Confira o tema que será apresentado pela Owens Corning no Painel Automotivo

Durante a sua apresentação, no dia 7 de novembro, Rodrigo Cesar Berardine, da Owens Corning, mostrará que, com as novas regulamentações governamentais em torno de redução de emissões em veículos, o segmento automotivo se mobiliza para implementar novas tecnologias de motorização e novas concepções de estruturas e design, visando aumento de eficiência com maior autonomia, conectividade, menos emissões, e o mais importante de tudo – criar soluções seguras e competitivas para o mercado. Em torno deste ambiente de avanço tecnológico, o segmento de compósitos traz hoje uma gama tecnologias competitivas e que atendem às necessidades das montadoras em componentes semi-estruturais, mas os desafios envolvendo substituição de materiais tradicionais em componentes estruturais demandam avanços nos processos de transformação de peças e em novas tecnologias de materiais com foco em aumento da competitividade do setor. Esta apresentação contextualiza as tecnologias existentes em compósitos para aplicações no segmento automotivo, explica os desafios das montadoras em redução de emissões e demonstra importantes inovações do segmento de compósitos para atender às necessidades deste mercado.

Rodrigo Cesar Berardine é Técnico em Química, Engenheiro de Materiais, Especialista em Marketing e em Materiais Compósitos. Atua como Gerente de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos na Owens Corning e membro da Mesa Diretora da Regional São Paulo do SAE (Society of Automotive Engineers). Foi fundador e ex-Presidente da SAMPE no Brasil – Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos.

Luís Fernando Barbi - gerente comercial

Com investimento em pesquisas e processos de fabricação, a Texiglass desenvolve o primeiro Prepreg Termoplástico nacional. Sendo de fibra de carbono ou fibra de vidro com variadas matrizes poliméricas, a Texiglass oferece os modernos prepregs termoplásticos tanto em forma de tecidos como em forma de lâminas pré-consolidadas. Estes novos materiais proporcionam alta cadência produtiva e são 100% recicláveis. O prepreg termoplástico é um produto moderno e atende às exigências da indústria internacional.

Daniela Santos - especialista em desenvolvimento de produtos

As emissões voláteis tornaram-se uma preocupação crescente dentro da indústria automotiva e da comunidade global. Um esforço está em andamento para reduzir essas emissões voláteis, tornando a cabine automotiva interna segura para os consumidores. Autoridades e agências governamentais, junto com os fabricantes OEMs, estão trabalhando com fornecedores de componentes e matérias-primas para ajudar a reduzir os Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) e emissões de névoa (FOGs) na fabricação de vários componentes automotivos, incluindo espuma de poliuretano. Ultimamente, a redução de aldeídos, especificamente formaldeído, na fabricação de espuma de poliuretano tornou-se uma preocupação. A cabine interna de tamanho médio é composta por 25% de espuma de poliuretano, presente em vários componentes do veículo, incluindo o apoio de braço, a base do carpete, o console central, painel da porta, assentos dianteiro e traseiro, forro do teto, encosto de cabeça, painel de instrumentos e volante. Sob condições de alta temperatura, emissões são emitidas por esses componentes contribuindo para o cheiro de “carro novo”, um cheiro muito familiar pelos consumidores.

Na Huntsman, nos esforçamos para desenvolver soluções para ajudar a reduzir essas emissões e manter a integridade do processo de fabricação de poliuretano. A utilização de nossa linha de catalisadores de baixa emissão JEFFCAT ajudam a reduzir as emissões de VOC e névoa, enquanto o uso da linha de inibidores de aldeído JEFFADD ajudam na redução de formaldeído na espuma de poliuretano final. Esses produtos foram utilizados e reduzem, comprovadamente, tais emissões, emitidas pela espuma de poliuretano, e ajudam os fabricantes a alcançarem algumas das especificações de emissão mais rigorosas.

10h40 - Coffee-break

Tadeu Ribeiro – responsável técnico do segmento automotivo

A empresa apresentará inovações para o mercado automotivo com sistemas de PU e plásticos de engenharia para mercado de filtros automotivos

Em breve
Fei Zhenyu – gerente técnico

A Jushi apresentará as principais vantagens do seu portfólio de fibras picadas produzidas com a mais nova geração de vidros Jushi. Mostrará o efeito dessa tecnologia nas propriedades de compósitos de alta performance para diversas aplicações automotivas, com destaques para compósitos em PA E PP.

Andre Ritter -especialista técnico de desenvolvimento do negócio de poliuretanos

A indústria automotiva busca proativamente reduzir as emissões de componentes orgânicos voláteis (VOC) e odor, a fim de melhorar a qualidade do ar no interior do carro, proporcionando melhor conforto e reduzindo a presença de aminas e aditivos nocivos ao ser humano. Para atender a essas necessidades, o negócio de Poliuretanos da Dow vem desenvolvendo polióis especiais de alto desempenho, que proporcionam excelentes propriedades físico-mecânicas, mesmo após testes de envelhecimento úmido. Além disso, também oferecem boa fluidez e desempenho de enchimento de molde de produção. Nessa palestra, a Dow apresentará soluções para a Redução e Controle de Emissões aplicáveis na indústria automotiva.

Daniel P. Heberer, Ph.D.

A necessidade global de economizar combustíveis está levando as montadoras a criar estratégias de redução de peso nos projetos de seus veículos. Estruturas de compósitos oferecem uma excelente solução, fornecendo melhores propriedades físicas com o menor peso possível. Um exemplo para essa combinação de propriedades pode ser visto nas estruturas de compósitos Honeycomb (HC), que são estruturas em sanduíche compostas por duas camadas de fibra com resina, ligadas a materiais estruturais. O HC oferece maior rigidez e resistência quando comparado a outros tipos de materiais e pode conseguir-se uma considerável redução de peso, como em estruturas feitas a partir de fibra de carbono e um núcleo termoplástico. A facilidade de produção de compósitos Honeycomb abriu caminho para as novas gerações de compósitos nos projetos de veículos.

14h20 - Encerramento