Congresso Composites 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Congresso Internacional de Composites 2018

Confira alguns dos temas que serão apresentados no dia 7 de novembro, na oitava edição do Congresso Internacional de Composites:

(Esse congresso contará com tradução simultânea para o inglês)

Rodrigo Braga – Vice presidente da ALMACO

Uma visão dos desafios enfrentados pela especificação dos materiais compósitos, além das diversas aplicações espalhadas pelo mundo e as tendências do uso deste material tão versátil, resistente e forte.

Prof. Dr. Ricardo Rabahi, engenheiro mecânico e coordenador do CT Mecânica do Instituto Federal de Goiás – IFG (Brasil)

Ao se avaliar as alterações da Resistência Intrínseca σ0, entre ensaios com e sem desbaste, pode-se destacar uma perda 9,83% em média nesta propriedade. Como os desbastes nos CPs ocorreram na parte inferior dos CPs, para regularização da espessura, há evidências portanto, de que essa camada superficial inferior dos CPs, possuem influência direta, na Resistência Intrínseca do material analisado.

Yuri Basile Tukoff Guimarães e Gibran da Cunha Vasconcelos

Após apresentar as áreas de atuação do IPT, os palestrantes detalharão o funcionamento da EMBRAPII no IPT. Serão demonstradas a infraestrutura e equipe para projetos de P&D do IPT na EMBRAPII. Os palestrantes também mostrarão exemplos de projetos que podem ser ofertados aos setores de plásticos e compósitos, além de casos de sucesso do IPT em compósitos e plásticos

Hudson B. dos Santos e Tharsia C. C. Costa, Instituto Federal da Bahia (Brasil)

A tecnologia de geração elétrica a partir da energia eólica apresentou um grande crescimento na matriz energética mundial. O custo atrativo e seu baixo impacto ambiental representam pontos positivos na geração de energia elétrica proveniente dos ventos. Após décadas de uso restrito em alguns setores da indústria, os compósitos poliméricos estruturais vêm sendo amplamente aplicados em diversos setores da indústria moderna. Atualmente, a utilização de estruturas de alto desempenho e com baixo peso tem sido feita nas indústrias automotiva, construção civil, entre outras. O presente estudo apresenta a prototipação de um aerogerador residencial inovando nas turbinas, componente fundamental no projeto de um aerogerador, utilizando o uso de polietileno tereftalato (PET) e resina de Poliéster Ortoftálico, que possuem grande potencial mecânico, econômico e estrutural. O processo para a viabilização da construção das pás começa com estudos sobre o tema da energia eólica, mais especificamente aerogeradores residenciais, estudos realizados através do estado da arte, seguido da fabricação laboratorial de hélices utilizando compósito polimérico a partir da resina poliéster ortoftálica, usada como matriz, e PET - usado como fibra, cortado em pequenos filamentos. As pás apresentaram boa aderência entre a base e o reforço, resultando num compósito com boas propriedades, dentre elas, baixo peso e boa resistência quando submetidas aos ensaios de flexão. Economicamente, a prototipagem da turbina eólica também apresentou um bom custo / benefício, devido ao baixo custo da resina e à facilidade de obtenção do PET.

Luís Fernando T. Barbi, Texiglass (Brasil)

Os prepregs termoplásticos são uma inovação na indústria brasileira de materiais compósitos, um material que é processado em apenas alguns (poucos) minutos, promove alta cadência produtiva e otimização de materiais, além de alto desempenho mecânico (Resistência x Peso). É um material que não precisa ser refrigerado durante seu transporte e armazenamento. Será apresentada uma tecnologia inovadora, os tipos de prepregs termoplásticos disponíveis, formas de aplicação, métodos e dados técnicos.

Dana Swan e Patricia Lanzarini, Arkema (EUA)

A apresentação mostrará uma novidade em resina termoplástica líquida, que pode ser processada através da utilização métodos termofixos. Entretanto, permanece com características termoplásticas após a cura. Retém propriedades de materiais termoplásticos como resistência mecânica, termoformabilidade, molhabilidade e reciclabilidade. Serão discutidos exemplos de processamento por infusão a vácuo, RTM e pultrusão.

17h20 - Encerramento