Painel Isolamento Térmico 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Confira as tecnologias do Painel Isolamento Térmico

Abrava, BASF, Purcom, Chemours, Abiquim, Solvay, Honeywell, Covestro, Evonik e Dow apresentarão suas novas soluções, no dia 6 de novembro, durante a décima segunda edição do Painel Isolamento Térmico, que acontece simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018

O Painel Isolamento Térmico é um seminário técnico, que tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias em poliuretano destinadas à indústria de isolamento térmico para fins residenciais, comerciais ou industriais. Neste seminário, o participante terá a oportunidade de conhecer as inovações em matérias-primas e equipamentos, assim como acompanhar um maior detalhamento da legislação em vigor

Este evento é dirigido e exclusivo para profissionais que fabricam painéis em poliuretano, aplicadores de spray de PU e especificadores de equipamentos para isolamento térmico.

Confira alguns dos temas que serão apresentados:

(Esse painel contará com tradução simultânea para o inglês)

Abordagem do mercado será apresentada no Painel Isolamento Térmico 2018

A Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento participará, mais uma vez, do Painel Isolamento Térmico, no dia 6 de novembro de 2018. Neste evento, a associação apresentará uma palestra com o tema “Bom entendimento dos preceitos de isolação térmica”. O palestrante será Lineu Holzmann Teixeira, presidente do DN – Departamento Nacional de Isolamento Térmico da Abrava.

Gabriela Martins, Responsável Técnico para Appliance e Móveis , demonstrará soluções com base em HFO e água como agentes expansores para o mercado de refrigeração.

10h00 - Coffee-break

Edson Gonsalves – Technical Sales Manager

Com objetivo de auxiliar a indústria de refrigeração em seus principais desafios, a Covestro desenvolveu uma nova linha de polióis e isocianatos que possibilitam a desmoldagem rápida de refrigeradores, otimizando os tempos de ciclo e garantindo a eficiência energética e demais características importantes para o setor. Esta solução inovadora reflete o constante compromisso da Covestro com a sociedade e o meio ambiente, possibilitando um crescimento sustentável através de suas tecnologias.

Salvador Mejia - Gerente de Desenvolvimento Técnico LATAM

Uma das principais matérias matérias primas do PU rígido é o Agente Expansor. Distintas opções tem sido desenvolvidas para melhorar a processabilidade das espumas e melhorar as estritas regulamentações sobre consumos energéticos. A apresentação abordará a proposta de valor do Solstice LBA, agente de expansão líquido da Honeywell demonstrando a perfomance de isolamento nas aplicações de refrigeração doméstica e comercial, comparado com os sistemas base água, hidrocarbonetos e HFCs.

Durante o Painel Isolamento Térmico, a Chermours detalhará sua nova tecnologia

Inaise Balestero, Líder de Desenvolvimento de Mercado da Chemours, fará a apresentação “Opteon: Solução mais simples para substituição do 141b”. Em sua palestra, Inaise explicará que, com a eliminação do HCFC 141b próxima, é indispensável pensar em uma conversão simples, segura e de alto desempenho para esse produto. A utilização da linha Opteon de agentes expansores HFO, da Chemours, permite uma transição simples (drop-in) e a versatilidade das moléculas para co-expansão. Permite, ainda, a otimização de custos nas formulações sem perda de desempenho, tornando-se uma excelente solução que você poderá conhecer melhor nessa palestra.

Inaise é engenheira de produção graduada pela Universidade Federal de São Carlos, com Pós-Graduação em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Desenvolveu sua trajetória profissional na indústria química e petroquímica, atuando nas áreas de Marketing Estratégico, Inteligência Competitiva e Desenvolvimento de Mercado. Na Chemours, atua como Líder de Desenvolvimento de Mercado, sendo responsável pela introdução e adoção de novas tecnologias de baixo impacto ambiental no mercado brasileiro de refrigeração e isolamento térmico.

Este evento é dirigido e exclusivo para profissionais que fabricam painéis em poliuretano, aplicadores de spray de PU, especificadores de equipamentos e produtos para isolamento térmico em geral, instituições de pesquisa e ensaios, universidades e Governo.

Mario Sérgio Avezú - Responsável por vendas e marketing da divisão Special Chem da Solvay na América

A Solvay apresentará o HFC 365 mfc e suas blendas com HFC 227ea como produtos substitutos ao HCFC 141b na expansão de espumas de PU destinadas ao isolamento térmico. Destacando suas propriedades comparativamente a outras alternativas e apresentando cases de sucesso em aplicações críticas, demonstrará que esses produtos, comercializados sob a marca Solkane, podem ser as melhores soluções em muitas situações, oferecendo desempenho superior, combinado à facilidade e segurança de manuseio, boas propriedades da espuma e custo satisfatório.

Giuseppe Santanchè, Diretor Comercial

Com o tema “Economia Circular em Poliuretano Rígido”, Giuseppe Santanchè, Diretor Comercial, abordará que hoje um dos grandes problemas do segmento de isolamento térmico está no descarte das sobras de produção. Entretanto, atualmente existe tecnologia para reaproveitar essas sobras e inseri-las novamente no processo produtivo, gerando benefícios ambientais. Essa tendência mundial já é realidade no Brasil. Serão apresentados cases que demonstram a eficácia da Economia Circular.

Rennan Mendoza, Especialista Técnico de Desenvolvimento do negócio de Poliuretanos
Leonardo Censoni, Coordenador da Comissão Setorial de Poliuretano da Abiquim

15h00 - Encerramento