Painel Espumas Flexíveis 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Tecnologias em espumas flexíveis

Conheça a enorme gama de aplicações e os avanços técnicos em espumas flexíveis de poliuretano

Covestro, Evonik, Purcom, BASF, Abiquim ,M.Cassab, Univar e Hennecke apresentaram suas novas soluções, no dia 8 de novembro, durante a décima primeira edição do Painel Espumas Flexíveis, que acontece simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018

O Painel Espumas Flexíveis foi um seminário técnico, que teve o objetivo de apresentar as novas alternativas tecnológicas para espumas de poliuretano, utilizadas em diversas aplicações moveleiras e industriais. O evento é gratuito para os participantes, mas dirigido e exclusivo para os profissionais fabricantes de espumas flexíveis de poliuretano, fabricantes de peças que aplicam a espuma de poliuretano nos segmentos moveleiro, industrial ou de consumo, e especificadores de materiais de diversas indústrias usuárias tais como a automotiva, construção civil, eletroeletrônica, entre outras.

Confira alguns temas:

Fernanda Porto, representando a Comissão Setorial de Poliuretano da Abiquim.
Gabriela Martins, Responsável Técnica Appliance e Móveis

Apresentação da renovação do portólio de espumas flexíveis para o segmento de moveis para escritório.

Gerson Silva, Diretor P&D

A Purcom explicou que já é realidade no Brasil a utilização de espumas flexíveis de pós-consumo para a fabricação de diversos produtos (reciclagem física). Hoje, existem pesquisas avançadas para a reciclagem química destas espumas, transformando as mesmas em matéria-prima para o processo produtivo.

Fernanda de Luca Porto – Representante Técnica da área de Poliuretanos da Covestro América Latina

Para a Covestro, a inovação é fundamental para garantir um crescimento sustentável. Além do mais, é preciso inovar para lidar com desafios globais como crescimento populacional, mudanças climáticas, urbanização, e etc., conservando recursos naturais de fontes não-renováveis. A empresa acredita que é possível a indústria ter um retorno financeiro sem esquecer de cuidar do planeta. Baseado nestes pilares, o cardyon – poliol base CO2 chegou para ficar e cada vez mais estará presente na indústria do Poliuretano junto com outras diversas soluções sustentáveis da Covestro.

Univar e Milliken apresentam a linha de corantes Reactint - Rubens Tomaz, Químico da Milliken

Rubens Tomaz mostrou que os corantes Reactint consistem em uma tecnologia única desenvolvida pela Milliken para colorir poliuretanos e resinas termofixas. São corantes poliméricos que consistem em cromóforos com ligações de polióis, permitindo que se liguem na matriz de poliuretano. Devido a sua natureza líquida, são solúveis em poliol, não precipitam com o tempo e podem ser misturados entre si em linha durante a produção de espumas e resinas. Com apenas 5 cores primárias pode-se facilmente obter qualquer cor desejada. Por isso, Reactint são os corantes mais usados em sistema PU ao redor do mundo.

A Milliken possui uma linha de Reactint especialmente desenvolvida para o Brasil com cores intensas e vibrantes prontas para uso. Além de corantes, a apresentação abordou outras soluções técnicas que a Milliken oferece a seus clientes como linha de antioxidantes, protetor UV e antimicrobial para trazer ainda mais performance para seus produtos.

Moises Abreu e Mahmoud Karime

Apresentação de uma máquina especialmente desenvolvida para atender a produção média de espuma, onde as vantagens dessa tecnologia sobre a utilização da produção em caixote serão bem visíveis.