Congresso PENG 2018
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Confira alguns temas:

Wander Burielo de Souza. Químico, com mestrado em ciências do materiais (IPEN)

Wander Burielo de Souza. Químico, com mestrado em ciências do materiais (IPEN). Co-autor de 3 livros na área de materiais plásticos e patentes de invenção. Atuou em empresas da área de síntese, transformação e desenvolvimento de polímeros. Trabalhou no SENAI Mario Amato como professor dos cursos de graduação e pós-graduação em plásticos. Atualmente é Gerente de Meio Ambiente na Tetra Pak do Brasil.

O Plástico-alumínio é um material obtido a partir da reciclagem de embalagens longa vida. O material é um termoplástico constituído de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) e alumínio, nas proporções respectivas de 80% de PEBD e 20% de alumínio. Este material pode ser granulado, micronizado, aglutinado e utilizado na forma de tiras de filmes laminados, podendo ser transformado pelos processos convencionais de processamento de termoplásticos ou termofixos. Atualmente as aplicações deste material estão concentradas na área de construção civil, não se limitando no alcance de outros nichos de mercado.

Mauricio Roberto da Avila

Mauricio Roberto da Avila. Avila é engenheiro de produção formado na Universidades Braz Cubas e técnico em plástico formado no Senai Mario Amato SBC. Atua há mais de 20 anos na área de desenvolvimentos de peças plásticas para indústria automotiva. Tem 15 anos de experiência na SABIC

A utilização de compostos termoplásticos com carga mineral ou mesmo com fibra de vidro curto já é uma realidade mundial. Atualmente existem diversas aplicações com o uso destes materiais, porém com a necessidade de cada dia mais se ter veículos comerciais e pesados com mais autonomia, mais leve e menos poluente, aumenta-se o apelo à redução de peso nos veículos. E sempre pensando nessas necessidades, a SABIC disponibiliza no mercado o Stamax , composto de PP com fibra de vidro longa para peças estruturais em substituição a metais e outros materiais.

Kelly Cristina de Lira Lixandrão, Fernando Casa, Fabio Furlan Ferreira

Em virtude do constante aumento da população e do aumento da produção de veículos ao longo dos anos, a quantidade de resíduos sólidos gerados e depositados no meio ambiente cresceu de forma considerável. O pneu, que é um destes materiais, quando descartado em local inadequado pode provocar sérios problemas ambientais e à saúde da população. Assim no intuito de diminuir sua quantidade enviada ao meio-ambiente e de produzir um ciclo de produção adequado, o pó de borracha de pneu foi utilizado como reforço em matriz de polipropileno para ser aplicado no encapsulamento do motor de veículos comerciais. A sua utilização visa assegurar uma redução do peso da peça e, consequentemente, do veículo, otimizando seu consumo de combustível e diminuindo a emissão de poluentes, além de garantir uma minimização da poluição sonora, através da atenuação do ruído pelo compósito. As análises acústicas de perda de transmissão e de ruído externo foram realizadas para verificar se o material atendeu aos limites especificados pelas resoluções. Análise de difração de raios X viabilizou a identificação e a quantificação das diferentes fases que compõem o material. Análises de calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, ensaios de tração, flexão e impacto também foram realizados para caracterizar o material.

Luís Fernando T. Barbi

Os prepregs termoplásticos são uma inovação na indústria brasileira de materiais compósitos, um material que é processado em apenas alguns (poucos) minutos, promove alta cadência produtiva e otimização de materiais, além de alto desempenho mecânico (Resistência x Peso). É um material que não precisa ser refrigerado durante seu transporte e armazenamento. Será apresentada uma tecnologia inovadora, os tipos de prepregs termoplásticos disponíveis, formas de aplicação, métodos e dados técnicos.

Geraldo Ari Gentil Junior, Rogério Ribeiro Cardoso, Fernanda Bueno de La Conceicion, Beatriz Antoniassi, Marcia Rodrigues de Morais Chaves

O desmatamento contínuo para extração de madeira e a criação de áreas para pastagem vem causando sérias consequências ao meio ambiente. Outro problema é a geração de resíduos industriais e urbanos, sendo os de origem plástica um dos mais preocupantes, visto que estes resíduos possuem decomposição lenta, resultando em acúmulo em aterros. Sendo assim, o desenvolvimento de materiais compósitos, como a madeira plástica, é fundamental para garantir a oferta de produtos ao setor de construção civil, ao mesmo tempo em que aproveita os resíduos industriais e urbanos, contribuindo para a sua redução. Entretanto, poucas pesquisas abordam o desenvolvimento de madeira plástica para uso em construção civil, em especial aqueles que utilizam o PVC (policloreto de vinila) como matriz polimérica destes compósitos. Neste sentido, este trabalho visa à obtenção de placas de madeira plástica composta de PVC reciclado com adições de resíduo de madeira e bambu para uso em construção civil. As placas (17 cm x 17 cm x 1,0 cm) de PVC + serragem de madeira e PVC + bambu foram obtidas por injeção termomecânica das misturas dos materiais contendo 10, 20, 30 e 40% em peso de fibra vegetal. Dioctil ftalato (DOP) 1% foi utilizado como plastificante e ligante. A pressão de injeção foi de 40% (64 toneladas) e as temperaturas nas zonas de aquecimento de injeção foram 165oC, 160oC, 150oC. Amostras das placas foram obtidas para determinação de dureza (Shore A), resistência a ruptura a tração e por flexão em três pontos (ASTM D790 e ASTM D638-02a). Análises termogravimétricas, espectroscopia de infravermelho e microscopia eletrônica de varredura dos materiais estão sendo realizadas para melhor compreensão dos compostos. Os resultados preliminares indicaram que a adição de fibras vegetais ao PVC reciclado diminui a resistência à ruptura por tração (até 60%), porém aumenta a resistência à ruptura por flexão (até 550%) e a dureza (até 18%), indicando um excelente potencial das placas de PVC reciclado para serem utilizadas na construção civil.