Painel Mineração 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

X Painel Mineração aconteceu durante a FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018

Público de mais de 100 profissionais do setor conheceram as novas tecnologias disponíveis

O Painel Mineração teve o objetivo de apresentar novos desenvolvimentos em poliuretano para a fabricação de equipamentos e peças para este setor. Diversas inovações foram apresentadas pela Lubrizol, UBE, Lanxess e Green Composites, além de um completo panorama do setor que foi abordado pela Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo. O Painel Mineração 2018 aconteceu no dia 7 de novembro, sendo realizado simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia (6 a 8 de novembro de 2018), no Expo Center Norte (Pavilhão Verde), em São Paulo, SP, Brasil.

“Além de conhecer diversas novas soluções de manufatura e desempenho, os participantes têm a oportunidade única de conversar com especialistas do mercado, com o intuito de encontrar respostas para os seus problemas diários, e também oportunidades para melhorias em seus processos e futuros projetos”, comentou Simone Martins Souza, diretora executiva da ArtSim, que organiza o evento.

Lubrizol mostra soluções em TPU – poliuretano termoplástico

Ricardo V. Cuzziol de Carvalho, Me. Eng. - Gerente de Desenvolvimento Técnico da Lubrizol Engineered Polymers, foi um dos palestrantes da décima edição do Painel Mineração.

Com o tema “Durabilidade e Produtividade - Resinas de TPU para Aplicações em Mineração”, a Lubrizol explicou que aplicações que se utilizam de materiais plásticos na indústria de mineração são extremamente demandantes do ponto de vista de resistência à abrasão, resistência química e propriedades mecânicas em geral. Outros atributos como retardância à chama, transparência, sustentabilidade e baixo impacto ambiental aliados a uma maior produtividade e melhor custo-benefício também são cruciais para o sucesso. Nessa palestra, a Lubrizol apresentou suas resinas de Poliuretano Termoplástico (TPU) que adequam-se perfeitamente a estas necessidades, permitindo a obtenção de peças de alta qualidade e com custo bastante competitivo.

Importantes tecnologias mostrarão oportunidades de aprimoramento técnico

Este seminário reúne membros da indústria de mineração, envolvidos diretamente nos processos de extração e beneficiamento de minérios, além da fabricação de equipamentos. O palestrante será Manuel Colera, Ph. D, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios do Atlântico.

A palestra explicará que os materiais poliuretânicos, nas indústrias de Óleo & Mineração, são necessários para mostrar boa resistência à abrasão, e excelentes estabilidades químicas e hidrolíticas. Entretanto, algumas desvantagens e limitações dos poliuretanos para estas indústrias são as limitadas estabilidade hidrolítica e resistência química, o que requer aditivos de alto custo para o aprimoramento da resistência à abrasão, e manutenção frequente. Também mostrou como os policarbonatos dióis aprimoram as propriedades mecânicas e resistência à abrasão de poliuretanos finais, e melhoram a durabilidade contra o ataque químico e hidrolítico.

Jean Pauletto, especialista de assistência técnica, e Ailton Pereira, gerente comercial LATAM
José Francisco Antunes, Gerente Geral da Green Composites (Chile)

A palestra mostrou a mudança de paradigmas de processos e materiais para aplicação em operações com a presença de ácido-sulfúrico. Também destacará diferenças de processo: Redução de peso, maior velocidade operacional e fatores que tornam possível essa revolução. Outra abordagem desta apresentação serão as diversas fases do processo: projeto, cálculo estrutural, modelos, moldes, treinamento, fabricação, instalação e validação dos equipamentos.

José Francisco Antunes, Gerente Geral da Green Composites (Chile)