Painel Saneamento Básico 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Melhoria de performance para Saneamento Básico

O Painel Saneamento Básico foi um seminário técnico, que teve o objetivo de apresentar as novas soluções técnicas para o segmento do saneamento básico. A participação é gratuita.

O Painel Saneamento Básico foi dirigido a fabricantes de peças e equipamentos para este setor, prestadores de serviços, profissionais especificadores e compradores de empresas de saneamento básico, Governo, universidades e centros de pesquisa. Visa informar os participantes sobre os benefícios dos plásticos de alta performance, e diversidade de produtos e aplicações.

Confira alguns dos temas que foram apresentadoss:

Sérgio Amaury, presidente da Abratufi, fará a abertura do Painel Saneamento Básico 2018

Sérgio abordou diversos aspectos de financiamentos no setor de saneamento básico em relação a obras em geral, máquinas e equipamentos , linhas de crédito disponíveis , financiamento à produção , linhas de desconto e financiamento para modernização do parque fabril

Sérgio Amaury é economista, licenciado a operar no mercado financeiro pelo Banco Central, e certificado pela Febraban e Aneps. É sócio da A.R.Empresarial, prestando consultoria em recuperação e gestão de empresas, e é braço financeiro da organização A. R. Bank Service.

Marco Antonio Lopes Barros, superintendente
IBcom apresentou novo desenvolvimento para o setor de saneamento básico

Uma das apresentações foi feita pela IBCom – Instituto Brasileiro de Compósitos. Com o tema Desenvolvimento de tubulação em compósitos, de ótima eficiência e baixo custo para saneamento e adutoras, esta apresentação mostrou que com base na tecnologia IBCom dos tubos com liner de alumínio e nos debates com os engenheiros de saneamento sobre os problemas que tem ocorrido com as tubulações em compósitos, foi criado um grupo de trabalho que desenvolveu um produto com a qualidade e segurança exigida para a área de saneamento. O palestrante foi Antônio Carvalho Filho.

Sinésio Osmar Baccan, gerente de desenvolvimento de novos negócios

A versatilidade de projeto e as opções de composição com diferentes matérias-primas, tornam os produtos fabricados com compósitos uma atraente opção para a solução dos problemas de corrosão.

Diferentemente do que se pensa, não somente uma resina apropriada deve ser selecionada, mas também o reforço de fibra de vidro, uma vez que o tipo de vidro tem uma importante influência na vida útil dos produtos utilizados nesses ambientes agressivos. Isso foi apresentado em detalhes nessa palestra bem como as soluções para o reforço de estruturas de concreto expostas a ambientes corrosivos.

Rodrigo Guevara Tomazi, vendedor técnico-comercial

A Saertex fez uma apresentação sobre o conceito de métodos não-destrutivos – MND – na reabilitação de tubulações e suas vantagens competitivas em relação aos procedimentos tradicionais de abertura de valas e substituição da rede. Também abordou a comparação entre diferentes alternativas para reabilitar tubulações por MND, com relação às facilidades para se instalar, performance e outras características. Por fim, promoveu uma discussão sobre as vantagens competitivas da técnica de CIPP com cura por UV.

Simone A. A. Michaut