Painel Naútico 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Tecnologias avançadas para a fabricação de embarcações

Conheça as novas soluções aplicadas à manufatura de barcos, aplicadas em diversos países

Este seminário apresentou novas matérias-primas para a fabricação de embarcações. Neste evento, foram destacadas as principais inovações utilizadas no mercado náutico internacional. O Painel Náutico foi realizado durante a FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP.

O evento, gratuito, foi dirigido para profissionais das áreas de projeto e fabricação de embarcações e profissionais diversos ligados ao desenvolvimento desta indústria.

Confira alguns dos temas que foram apresentados:

ABNT apresentou detalhamento de certificação

Luiz Carlos Boschetti, gerente de negócios e desenvolvimento de certificação de sistemas da ABNT foi um dos palestrantes do Painel Náutico. Com o tema “Certificação: Selo Acobar / ABNT – Turismo Náutico”, Boschetti abordou os seguintes tópicos:

  • Introdução – resumo das atividades da ABNT / Normalização / Tipos de certificação
  • Cases de acidentes navais ( Diretoria de Portos e Costas)
  • Processo de Certificação Náutica ACOBAR / ABNT
  • Selo de Qualidade Turismo Náutico.

Luiz Carlos Boschetti é engenheiro mecânico e de armamentos formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Tem diversas especializações como Docência Universitária (Universidade Gama Filho), Gestão de Qualidade e Produtividade (CEFET – RJ) e Ciências Ambientais (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Cassio Neres

Quando se fala em compósitos pouco se fala sobre fibras naturais, como a madeira. Nesta palestra a Brana axplorou as vantagens do uso desse material empregando métodos modernos de construção de embarcações de compósitos em madeira, como Cold molded, Strip Planking e Stich & Glue, além de como estes métodos vêm sendo utilizado em mobiliário e na arquitetura.

A Texiglass, uma das mais importantes fabricantes de tecidos técnicos da América Latina, apresentou novas tecnologias no Painel Náutico 2018

Luís Fernando Barbi, gerente comercial, explicou que os tecidos multiaxias estão sendo, cada vez mais, usados como reforço em composites. “Consistem em tecidos com fibras dispostas nas direções 00º, 90º, +45º e -45º, acoplados por um fio de costura. Os fios podem estar em uma, duas, três ou até mesmo nas 4 direções”, acrescenta. Os tecidos fabricados pela Texiglass com esta configuração proporcionam melhores propriedades mecânicas, aumento na velocidade da laminação e melhor qualidade do laminado final. “Para o mercado náutico, os tecidos multiaxiais são os ideais, por proporcionarem reforço em várias direções ao mesmo tempo”, finaliza.

Eduardo Colunna, presidente
Jeroen Bleeker, gerente de produtos técnicos composites
Sinésio Osmar Baccan - New Business Development Manager

A versatilidade de projeto e as opções de composição com diferentes matérias-primas, tornam os produtos fabricados com compósitos uma atraente opção para a solução dos problemas de corrosão. Diferentemente do que se pensa, não somente uma resina apropriada deve ser selecionada mas também o reforço de fibra de vidro, uma vez que o tipo de vidro tem uma importante influência na vida útil dos produtos utilizados nesses ambientes agressivos. Isso será apresentado em detalhes nessa palestra bem como as soluções para o reforço de estruturas de concreto expostas a ambientes corrosivos.

Victor Santos, analista técnico da Sika Industry

Nesta palestra foram abordadas as principais soluções Sika e fatores essenciais para uma colagem e vedação duradouras, desde embarcações de laser até navios comerciais e plataformas