Congresso Poliuretano 2018
Banner do painel Aeroespacial com a data, horário e local

Congresso Internacional de Poliuretano 2018

Confira alguns dos temas que foram apresentadoss no dia 6 de novembro, na oitava edição do Congresso Internacional de Poliuretano

Confira alguns dos temas que foram apresentados no dia 6 de novembro, na oitava edição do Congresso Internacional de Poliuretano:

Neide T. Barreiros e Nelcy D. S. Mohallem, Purcom (Brasil)

A fabricação de selantes tem passados por constantes alterações em seus processos produtivos e uma das tendências é a aplicação de novas tecnologias. Recentes estudos apontam a utilização de materiais nanométricos nas formulações para a melhoria de propriedades químicas, físicas e durabilidade dos selantes de poliuretanos. O selante de poliuretano é um dos materiais mais utilizados na construção civil e esta demanda segue junto às exigências do mercado em obter um produto com menor custo, fácil aplicação e alto desempenho. O mercado nacional vem enfrentando muitas variações na economia, mas mesmo assim não impediu a implantação e novos desenvolvimentos na área dos selantes. Uma das empresas que faz parte deste cenário, a Purcom adicionou aos seus produtos os selantes de poliuretanos híbridos. Foi realizado um desenvolvimento para a fabricação de selante de poliuretano híbrido (silanizados) com nanoaditivo nanométrico à base de carbonato de cálcio precipitado, obtendo como resultado a diminuição da densidade, menor tempo de formação de película (tack free), melhoria das propriedades mecânicas e baixo módulo de Young. Também visa, em outros desenvolvimentos para um futuro próximo, obter novos resultados na nacionalização da principal matéria-prima da formulação de um selante, conseguindo a síntese dos pré-polimeros. Atualmente, as bases disponíveis são importadas, o que torna o custo do produto alto, principalmente para fabricar um produto de alta qualidade e competividade.

A ICL mostrou suas novas soluções durante o Congresso de Poliuretano

Mike Goode, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da ICL Industrial Products, em sua apresentação mostrou que os aditivos retardantes à chama desempenham um importante papel no sentido de atender exigências dos códigos públicos de segurança ao fogo, assim como exigências de performance de produto em aplicações de espuma de poliuretano (PU). Nas espumas PU automotivas, o uso do retardante à chama tem sido eficiente na prevenção da ignição e na redução do número de incêndios de veículos. Existem iniciativas incluindo a Proposição 65 da Califórnia, GADSL - Lista de substâncias automotivas globais declaráveis (Global Automotive Declarable Substance List) e projetos de lei que requerem o desenvolvimento de novos produtos para substituir o tradicionalmente usado tris (dicloropropil) fosfato (TDCP). A crescente demanda para as alternativas ao TDCP e interesse nas ofertas de novos produtos sustentáveis têm se tornado uma prioridade para os consumidores, assim como para fabricantes de produtos retardantes à chama. A ICL-IP America, Inc. (ICL-IP) desenvolveu e continua a desenvolver novos produtos retardantes à chama a fim de atender os atuais desafios do mercado, no qual se exige superiores performance de ensaio ao fogo e sustentabilidade de produto. Serão demonstrados novos desenvolvimentos de retardantes à chama para aplicações de espuma flexível automotiva conduzidos em teste de escala laboratorial para enfatizar os benefícios em relação ao TDCP.

Marco Callari e Piero Corradi, Cannon Afros (Itália)

O crescente uso de HFOs (hidrofluorolefinas) como agentes de expansão para espumas de poliuretano requer um equipamento de aplicação dedicado, devido às características físicas destes químicos. Uma nova geração de aplicadores EasyFroth e cabeçotes misturadores de alto cisalhamento foram desenvolvidos para trabalhar adequadamente com agentes expansores HFO tanto para plantas de espumação contínua como descontínua. Esta apresentação monstrou os dois tipos de equipamentos, suas aplicações e vantagens.

Joseph Costa, Ben Chen, Laurent Abbas e Lucy Clarkson (EUA)

Fluorquímicos têm sido um componente integral nas espumas de poliuretano desde a década de 1950. A combinação única de ponto de ebulição, solubilidade e condutividade térmica, inerentes a estes materiais, têm melhorado as propriedades de isolamento de espumas rígidas (PUR) e de espumas de poliisocianurato (PIR). O aprimoramento tem, por sua vez, reduzido o consumo de energia de vários produtos que utilizam as espumas rígidas como isolamento como é o caso de eletrodomésticos e outros produtos eletroeletrônicos de uso comercial, além do isolamento térmico de residências e outros tipos de edificações. Como existe ainda mais necessidade de redução no consumo de energia, os fluorquímicos estão sendo desafiados a ter um menor impacto na mudança climática e desafios ambientais através de um menor GWP (potencial de aquecimento global).

Para atender a estes desafios de desempenho e ambientais, a Arkema lançou o agente de expansão de baixo GWP, o Forane FBA 1233zd, um hidrofluorolefina ou HFO. A empresa tem mostrado diversas aplicações de espumas com o HFO 1233zd, que apresentam propriedades térmicas aprimoradas em relação a materiais com GWP mais alto como HFC 245fa, como também hidrocarbonos de baixo GWP.

Fernanda de Luca Porto, representante técnica da área de poliuretanos da Covestro América Latina

A Covestro mostrou que a inovação é fundamental para garantir um crescimento sustentável. “Além do mais, é preciso inovarmos para lidarmos com desafios globais como crescimento populacional, mudanças climáticas, urbanização, aumentando a mobilidade e conservando recursos naturais de fontes não renováveis”, mencionou Fernanda. A Covestro considera que inovar é a chave para a criação de valor na cadeia produtiva, criando crescimento sustentável e maiores margens, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente. “Acreditamos que é possível a indústria ter um retorno financeiro sem esquecer de cuidar do nosso planeta”, finalizou.

R. Scott Archibald, gerente R&D TPU Imuthane (USA)

O TPU - Poliuretano Termoplástico é usado em várias aplicações similares ao poliuretano elastomérico. Esta apresentação abordou os benefícios gerais e algumas desvantagens tanto do TPU como do poliuretano elastomérico. Inicialmente, mostrou a tecnologia geral de cada sistema de poliuretano, incluindo áreas de aplicação, comparações econômicas e panorama de produção. Em seguida, apresentou testes físicos (tração e rasgo), resiliência, etc., assim como propriedades de informações dinâmicas (DMA) na comparação de formulações de TPU e poliuretano elastomérico quimicamente similares. As comparações de informações incluirão formulações de elastômeros e TPU à base de poliéster, poliéter e policaprolactona MDI, assim como sistemas elastoméricos TDI. A análise de diferenças nas propriedades físicas serão muito úteis na especificação das vantagens de cada sistema de poliuretano.